A 4ª Festa Literária Internacional de Belo Horizonte (FLI BH) começa nesta terça-feira (10) e termina no dia 20 de agosto.
Com o tema “Virando a Página: Livro e Leitura Tecendo Amanhãs”, o evento, integralmente virtual, traz mais de 100 atrações e a participação de autores, artistas, pesquisadores e profissionais convidados do Brasil e exterior.
Há conferências, mesas de debate, exposições, oficinas, seminário de bibliotecas, rodas de leitura, narração de histórias e saraus, elaboradas para atender crianças desde a primeira infância, jovens e adultos.
A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico. A programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo Portal Belo Horizonte, com tradução em libras, audiodescrição e legendagem.
Com curadoria de Ana Elisa Ribeiro (BH) e Madu Costa (BH), esta edição traz entre os convidados diversos nomes de Belo Horizonte e de outras partes de Minas Gerais, como Léo Cunha (BH), Fabrício Marques (BH), Rogério Coelho (BH), Odilon Esteves (BH), Águida Alves (Sabará), Santiago Reis (BH), Carol Fedatto (BH), Rubem Filho (BH), Isaac Luis (BH) e Carol Fernandes (BH).
Também estão confirmados no evento Mariana Ianelli e Kiusam de Oliveira (SP), Geovani Martins (RJ), Jeferson Tenório (Porto Alegre), María José Ferrada e Sara Bertrand (Chile) e Marielle Macé e Gisèle Sapiro (França), entre outros.
A homenageada é Maria Mazarello Rodrigues, mais conhecida como Mazza, primeira editora e primeira pessoa viva homenageada do festival, que até então já lembrou nomes de grandes autores(as).
Com percurso intelectual e humano marcado pelo envolvimento com as questões sociais, políticas e culturais do país, Mazza criou e dirige a casa editorial que leva seu nome. Mulher negra, testemunhou alguns dos principais acontecimentos da sociedade brasileira das últimas décadas.
A identidade visual do festival foi desenvolvida a partir de uma ilustração criada pelo artista plástico, chargista, escritor e ilustrador Nelson Cruz.
Serviço
- Festival Literário Internacional de BH 2021
- Data: 10 a 20 de agosto – on-line e gratuito
- Mais informações e transmissão: fli.pbh.gov.br
Via: G1