O Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado na zona Centro-Sul de BH, ganhará mais uma atração. O antigo local da Secretaria de Transportes do Estado de Minas Gerais, apelidado de “edifícios verdes”, abrigará a sede da Pinacoteca da Cemig Minas Gerais e o Centro do Patrimônio Cultural Cemig.
O lançamento oficial do projeto, com apresentação dos detalhes dos novos equipamentos culturais e o cronograma da obra, será apresentado oficialmente nesta quarta-feira (22), às 16h30, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, pelo Iepha e pela Cemig, responsável pela gestão da restauração do edifício.
Com nove mil m² e quatro pavimentos, o “prédio verde” é o maior edifício do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade. As duas novas instalações devem promover, preservar e contribuir para a salvaguarda e proteção do patrimônio material e imaterial de Minas, por meio da educação patrimonial, ações educativo-culturais e promoção da visitação pública presencial e virtual.
O Centro do Patrimônio Cultural Cemig, além de referência estadual como articulador da cultura e história do Estado, trabalhará com ações e projetos de forma permanentes. Ele terá espaços dedicados à cozinha mineira, ao artesanato, congado, capoeira, folclore, à cultura de matriz africana, entre outras manifestações artísticas e culturais de Minas.
“É um espaço único que busca valorizar traços fundamentais da cultura mineira, reforçando sua diversidade”, disse o diretor de comunicação empresarial e sustentabilidade da Cemig, Cláudio Bianchini.
O Iepha-MG ocupará o andar térreo do edifício com seu arquivo e biblioteca para atender ao público. Já o quarto andar será destinado às atividades administrativas e institucionais do instituto. A ideia é que parte do acervo do Iepha fique exposto para visitação.
Curiosidades
O “prédio verde” é acessado por uma escada de granito. No hall há uma escada de ferro fundido belga construída pela Companhia Siderúrgica de Bruges. É um trabalho artístico montado em um sistema inovador para a época, que permite a sustentação do próprio peso a partir de um eixo central.
Tombamento
O edifício foi tombado pelo Iepha-MG em 1977 como parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade e pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1994.
Projetos anteriores
Por várias vezes o prédio foi alvo de interesse de várias iniciativas que não avançaram. A Fundação Roberto Marinho tentou transformar o edifício em Museu do Homem, sem sucesso. Em 2018, o local seria reaberto ao público como sede do Iepha. Mas, o projeto também não foi para frente.
Circuito Liberdade
O Circuito Cultural Liberdade foi criado em 2010 após a transferência oficial da sede do governo do Estado da Praça da Liberdade para a Cidade Administrativa, na região Norte de BH. O objetivo foi transformar os prédios históricos em espaços voltados para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio.
A Praça da Liberdade foi projetada no século 19 para abrigar o centro administrativo do Estado, com construção das secretarias e do Palácio da Liberdade, sede e símbolo do governo. A inauguração do complexo foi em 1898.
Desde sua criação, o Circuito Liberdade ganhou reconhecimento como corredor cultural importante para Minas, sendo um dos principais complexos culturais do país.
Equipamentos públicos sob a gestão do Estado:
- Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
- Palácio da Liberdade
- Arquivo Público Mineiro
- Museu Mineiro
- Museu dos Militares Mineiros
- Centro de Arte Popular
- Cefart Liberdade
- BDMG Cultural
- Mineiraria
- Câmera Sete
- Palácio das Artes
- Centro do Patrimônio Cultural Cemig
- Sala Minas Gerais – Filarmônica
- Serraria Souza Pinto
- Espaço Cultural da Escola de Design UEMG
Equipamentos sob gestão de parceiros
- Espaço do Conhecimento UFMG
- Centro Cultural Unimed-BH
- MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
- Memorial Minas Gerais Vale
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Casa Fiat de Cultura
- Academia Mineira de Letras
- Teatro Feluma
- Casa Funarte Liberdade
- Museu de Artes e Ofícios
- Museu dos Brinquedos
- Ponto Cultural CDL
- Cine Theatro Brasil Vallourec
- CURA
- Museu Inimá de Paula
- Sesc Palladium
- Mercado Central
- Sociedade Mineira de Engenheiros
Via: https://www.hojeemdia.com.br/minas/predio-da-secretaria-de-estado-da-viac-o-na-praca-da-liberdade-vira-centro-do-patrimonio-cultural-1.905934