Circuito da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, aguarda reabertura

Muitos prédios do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, continuam fechados por conta da pandemia.

No fim do mês passado, o governo de Minas Gerais publicou um decreto transferindo a gestão dos espaços, que era do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), para a Secretaria de Cultura e Turismo, com objetivo de ampliar o circuito e expandir o roteiro cultural do estado.

Segundo o secretário estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o Palácio da Liberdade será reaberto para visitação no dia 2 de dezembro. “Nos próximos meses a tendência é que o Circuito abra por inteiro”, disse o secretário.

A Praça da Liberdade é roteiro certo para turistas que visitam a cidade. No passeio, é possível observar a arquitetura do século XIX com uma diversidade que vai da influência francesa ao modernismo nas curvas de Niemeyer.

O espaço foi criado para abrigar os prédios da sede do governo mineiro e tombado pelo patrimônio histórico em 1977. Além da biblioteca, onde há pessoas sem-teto morando na entrada, também estão fechados o Palácio da Liberdade, o Prédio Verde, sede do Iepha, e o prédio da UEMG.

Com a mudança de gestão, estão sendo investidos R$ 11 milhões na adequação e na restauração dos prédios do estado. O projeto de ampliação já começou. Além dos 16 prédios que faziam parte do circuito, mais cinco espaços foram incorporados: Casa Funarte Liberdade, Museu dos Militares Mineiros, Mineiraria, Sala Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado.

Via: globo