Quase um ano após o anúncio do governo mineiro, finalmente começou a reforma da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais. É composto por dois prédios, a sede e um anexo, e faz parte do circuito Belo Horizonte Praça da Liberdade.
Nesta terça-feira (15), foi assinada a ordem de serviço para início das obras nos dois edifícios, que serão geridas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).
São cerca R$ 2 milhões de investimento. A previsão de conclusão é no primeiro semestre deste ano.
Melhorias
Segundo o governo, no prédio sede, localizado na Praça da Liberdade, será feita a manutenção de diversos itens, como troca de janelas quebradas e pintura da fachada. Também será feita uma impermeabilização para resolver problemas de infiltração no terceiro andar e no subsolo.
Além disso, será implantado o projeto de segurança para obtenção do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que conta com instalação de guarda corpo das rotas de fuga e instalação de porta corta-fogo no 1º pavimento.
No anexo da Biblioteca, que fica na rua da Bahia, com acesso também pela Praça da Liberdade, será feita a manutenção elétrica no 1º e no 2º pavimento do prédio, além de melhorias na fachada.
O prédio também receberá o projeto de segurança para obtenção do AVCB dos bombeiros, com a instalação de placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndios.
A biblioteca
O prédio da biblioteca foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954. O local é um dos espaços culturais mais importantes do estado, compõe o circuito da Praça da Liberdade e tem um acervo de 550 mil exemplares, entre livros, revistas e jornais.
O último projeto de revitalização da Biblioteca Estadual ocorreu em 2000, quando a fachada do Prédio Sede passou por reformas. Um ano antes, em 1999, o Prédio Anexo já havia sido revitalizado.