Agosto de 2022 é a nova previsão para que a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, seja totalmente reaberta ao público.
A biblioteca passa por obras de revitalização desde fevereiro e, anteriormente, a expectativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) era de que todos as reformas fossem concluídas até o primeiro semestre deste ano.
O atraso, de acordo com a Secult, é porque “o cronograma de obras foi alterado devido às fortes chuvas do início do ano. Além disso, toda a obra segue rito de autorizações necessárias por se tratar de imóvel tombado (Prédio Sede) e em perímetro tombado (Prédio Anexo)”.
Nas prateleiras da biblioteca estão 570 mil exemplares, incluindo obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros, além de coleção infantojuvenil, jornais e revistas novos e antigos, audiolivros e acervo em Braille.
De acordo com a Secult, a biblioteca está em funcionamento com atividades presenciais, de segunda a sexta, das 10h às 18h, nos setores Infantojuvenil, Braille, Coleções Especiais e Periódicos.
A Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães e o Teatro José Aparecido de Oliveira estão abertos de acordo com a programação (veja abaixo).
Prédio Anexo
Já os setores de Empréstimo Domiciliar e Referência e Estudos, que funcionam no Prédio Anexo da Rua da Bahia, vão demorar um pouco mais para serem usados pelo público. Eles só devem ser reabertos em agosto.
A revitalização cumpre recomendações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a instalação de itens de segurança contra incêndio e pânico e emissão de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que está em fase de finalização. No momento está sendo feita a colocação dos forros de gesso no teto.
Prédio Sede
No Prédio Sede, as obras também contemplam a execução de projeto de segurança para obtenção do AVCB, com instalação de guarda-corpo, definição das rotas de fuga; instalação de porta corta-fogo no 1º pavimento, manutenção de janelas quebradas e impermeabilização da laje do 3º andar.
A Hemeroteca Histórica, setor que conserva a memória da imprensa de Minas Gerais, está interditada por causa das obras e deve ser reaberta em julho.
Horário de funcionamento
- A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais ampliou o atendimento presencial, passando a funcionar (de forma ainda parcial) de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
É preciso agendamento da visita pelos emails:
Biblioteca Infantojuvenil – Biju
- Empréstimo e devoluções seguindo as orientações da portaria
- E-mail: [email protected]
Hemeroteca Histórica
- Consulta/pesquisas/leitura, mediante agendamento
- E-mail: [email protected]
Setor de Periódicos
- Consulta/pesquisa (somente no jornal Minas Gerais), mediante agendamento
- E-mail: [email protected]
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
- Atendimento a equipes de bibliotecas públicas e comunitárias, mediante agendamento
- E-mail: [email protected]
Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães
- Prédio Luiz de Bessa, sede, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h, com a exposição “História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte”
- E-mail: [email protected]
Setor Braille
- Empréstimos domiciliares e atendimento aos usuários
- E-mail: [email protected]
Setor de Coleções Especiais
- Consulta/pesquisa, mediante agendamento
- E-mail: [email protected]
Os setores de Empréstimos Domiciliares e Referência, no anexo, Prédio Professor Francisco Iglésias, na Rua da Bahia, 1.889, estão passando por reformas para melhor atender ao público que demanda os mesmos.
Teatro José Aparecido de Oliveira
- Fechado temporariamente para apresentações com a presença de público
Via: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/06/06/com-obras-atrasadas-reabertura-total-da-biblioteca-publica-de-minas-agora-deve-ficar-para-agosto.ghtml