Dá para ver de longe as luzes que iluminam de forma colorida os coqueiros da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O show de cores simboliza que o Natal se aproxima. Isso porque, a Praça da Liberdade é responsável por atrair milhares de turistas durante as celebrações de fim de ano para o espaço que é um dos pontos turísticos mais famosos da capital mineira.
A tradicional iluminação da Praça da Liberdade foi inaugurada nesta sexta-feira (2). As luzes poderão ser vistas até o dia 6 de janeiro. Durante esse período, o Circuito Liberdade, que rodeia a praça, vai contar com performances musicais, teatrais, literatura, atividades interativas e artes visuais.
Neste ano, a decoração tem como inspiração a mineiridade, buscando representar traços historicamente importantes da cultura de Minas Gerais. Por isso, a Praça da Liberdade foi dividida em partes, cada ornamentação faz referência a algumas das localidades do estado.
Para representar o Norte de Minas a decoração faz alusão à cana-de-açúcar, cachaça e pedras preciosas. Para representar o triângulo, um milharal foi feito com jogo de luzes e um presépio de barro. Para simbolizar o Sul e Sudeste o café, gado e leite marcaram presença de forma lúdica.
O tema mineiridade agradou o geógrafo belorizontino Edilson de Oliveira. Ele foi ver a iluminação com a esposa Juliana e a filha Azuri, de 1 ano e 8 meses.
” Como o mineiro preza pela tradicionalidade iluminar a nossa história trouxe ainda mais luz e brilho para a Praça da Liberdade”, disse empolgado o geógrafo.
Presépio
O Palácio da Liberdade também recebeu, além da decoração tradicional, um presépio criado por artesãos do Vale do Jequitinhonha. O Centro de Arte Popular vai exibir os presépios que foram premiados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Outros pontos de BH com iluminação de Natal
Nesta sexta, a fachada da Prefeitura de Belo Horizonte e a Afonso Pena também foram iluminadas. Já na próxima quarta-feira (7), às 19h30, será a vez da fachada do Minascentro receber iluminação de Natal.
Ano da Mineiridade
A Mineiridade foi o tema de 2022, instituído pelo Governo de Minas. Inúmeras iniciativas que celebram a diversidade da produção artística no estado, aproximando municípios e promovendo uma maior transversalidade entre os setores da cultura e do turismo e de todos os profissionais envolvidos nesses segmentos, foram desenvolvidas tendo como norte a Mineiridade.
“Trabalhamos o ano de 2022 para tornar o destino Minas Gerais um dos mais escolhidos pelos turistas. E, para isso, nada melhor do que exaltar as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. O jeito mineiro de ser e de receber”, afirmou o secretário Leônidas Oliveira
Via: https://www.otempo.com.br/cidades/iluminacao-de-natal-na-praca-da-liberdade-em-bh-e-inaugurada-veja-fotos-1.2776380