“Músicas do Mundo” – Orquestra Sesiminas

No dia 28 de agosto, domingo, a Orquestra Sesiminas apresenta “Músicas do Mundo”.

O concerto reúne obras de compositores de diversos países da Europa e das Américas. Heitor Villa-Lobos (Brasil), Astor Piazzolla (Argentina), Johannes Brahms (Alemanha), Giovanni Bottesini (Itália), Edward Grieg (Noruega), Pablo de Saraste (Espanha), Edward Elgar (Inglaterra) e Henry Mancini (EUA) compõem o variado programa.

A regência e direção artística são de Felipe Magalhães.

O concerto começa às 19h, no palco do Teatro Sesiminas.

Classificação indicativa: livre.

Duração: 60 minutos.

A entrada é franca. “Esse concerto foi pensado para agradar a todos!

Ele reúne um repertório leve e variado, trazendo as sonoridades de diversos lugares do mundo. Ideal para trazer toda a família!”, garante o maestro Felipe Magalhães.

O concerto inaugura um novo horário para as apresentações da Orquestra: domingo às 11h.

Acostumada a se apresentar nos horários noturnos, a Orquestra Sesiminas passa a oferecer também o horário do domingo de manhã. “Nossa intenção é inserirmos esse novo horário na nossa programação de concertos a partir de 2023, dando oportunidade para que os jovens possam assistir à Orquestra, assim como para que os pais possam trazer seus filhos. Manteremos os horários noturnos.

E faremos nos horários de domingo pela manhã um repertório mais fruitivo, voltado para todos”, explica o maestro.

Além da audição das peças musicais, o público poderá contar também com comentários do maestro Felipe Magalhães, que irá entremear as músicas com pequenas explicações e observações, no intuito de aproximar os ouvintes das músicas apresentadas.

A ação busca aproximar o grande público do ambiente da música de orquestra, mostrando que a música de concerto pode ser apreciada por todos.

No concerto destaca-se as apresentações de dois integrantes da Orquestra como solistas.

Simone Poliana, chefe de naipe dos segundos violinos, executará Romanza Andaluza, do compositor espanhol Pablo de Saraste, uma peça que traz as escalas e harmonias características da música do país ibérico.

E Filipe Costa, contrabaixista da Orquestra, apresentará o terceiro movimento do concerto nº 2 do italiano Giovanni Bottesini, uma que demanda uma grande habilidade técnica do contrabaixo solo.

O concerto, que acontece no palco do Teatro Sesiminas, é gratuito.

E os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla ou na bilheteria do Teatro.

Localização: Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60 – Bairro Santa Efigênia – Centro-Sul