As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) se encerram na próxima segunda-feira (3) e a Prefeitura de Belo Horizonte oferece 15 vagas para o ingresso de profissionais de saúde nos programas de residência ofertados na capital.
O Enare é um processo seletivo de abrangência nacional, que oferece vagas de residências nas áreas médica e multiprofissional em instituições de todo o Brasil. Veja como fazer a inscrição.
A Secretaria Municipal de Saúde tem dois programas de residência em saúde.
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade oferece 5 vagas para quem pretende atuar na modalidade no SUS. O Programa, que teve início em 2015, é como uma pós-graduação lato sensu, caracterizada por treinamento em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração de dois anos.
Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família tem 10 vagas distribuídas nas seguintes categorias profissionais: Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Profissional de Educação Física. O programa tem duração de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas, entre atividades teóricas e práticas. É necessário que o candidato tenha disponibilidade de 60h semanais com dedicação exclusiva.
A remuneração bruta dos dois programas de residência oferecidos pela PBH é de R$ 4.106,09.
Atuação em BH
Os programas de residência médica e multiprofissional da PBH começam em 1º de março de 2023 e ocorrem em diversos cenários da rede SUS/ SMSA. Os selecionados atuaram em centros de saúde, unidades de referência secundária, serviços da rede de atenção psicossocial e serviços de urgência.
Cronograma
Inscrição: até o dia 3 de outubro
Envio de documentos para análise curricular: até o dia 5 de outubro
Realização da prova escrita: 6 de novembro
Resultado final: 27 de dezembro
Início da atuação em Belo Horizonte: 1º de março de 2023