Maria, José e o menino Jesus na Belo Horizonte dos anos 1940. A ambientação inusitada e ao mesmo tempo familiar é parte da proposta do Presépio Colaborativo, organizado e exposto pela Casa Fiat de Cultura até dia 8/01, na Praça da Liberdade. Em sua oitava edição, o presépio em tamanho real homenageia o pintor Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), um dos nomes mais importantes para as artes plásticas no estado.
As imagens que representam a história do nascimento de Jesus Cristo são dispostas em um cenário que remonta a Belo Horizonte dos anos 1940, período em que Guignard fincou raízes na capital mineira. Naquela década, já como um artista aclamado, ele foi convidado pelo então prefeito Juscelino Kubistchek para capitanear o curso de pintura da Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, hoje conhecida como Escola Guignard.
Surgiu daí a ideia de colocar a Sagrada Família em um jardim inspirado pelo Parque Municipal daquela época, quando Guignard usava a área verde no Centro para dar aulas de pintura em meio à paisagem. Os Três Reis Magos também vêm com um passo a mais de criatividade, como um tributo à pluralidade religiosa do Brasil. As figuras representam um bispo de batina, um pajé com adereços indígenas e um babalorixá em referência à ancestralidade africana,
A montagem, feita com participação do público, usou materiais recicláveis como caixas de sabão em pó e cereais, embalagens de papel e papelão, plástico e jornais. Além das imagens tradicionais do presépio, a decoração em tamanho natural traz muitas folhagens, flores e animais, em referência às visões oníricas de Minas Gerais que Guignard registrava em suas pinturas.
Vasos de flores criados pelo público em um ateliê aberto na Casa Fiat de Cultura estarão dispostos no espaço, com poesias ocultas em cada um deles para que os visitantes encontrem a sua própria. Todo o presépio foi feito com essa participação voluntária de quem visitou o espaço cultural nos últimos dois meses. “A coletividade é o que torna tudo especial. Contamos com a ajuda de crianças, jovens e adultos para dar outra vida a materiais que seriam descartados. Juntos, incentivamos a reciclagem e ajudamos na preservação da natureza, que era algo que Guignard dava muita atenção”, observa o artista Leo Piló, curador do presépio.
Presépio Colaborativo: Flores para Guignard
Até 8/01/2023 na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)
Entrada gratuita. Mais informações: (31) 3289-8900
Via: https://soubh.uai.com.br/agenda/arte/presepio-em-tamanho-real-na-praca-da-liberdade-homenageia-guignard