VIRADA DO ANO – A festa de Réveillon na praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, vai começar às 20h e vai contar com VJs, Djs, lounges, apresentações artísticas, bloco de Carnaval Corte Devassa, Duelo de MCs e intervenções artísticas. Haverá ainda contagem regressiva para o ano novo com o ator Marcos Frota. O anúncio das atrações foi feito nesta quarta-feira (28 de dezembro) em coletiva de imprensa.
Esta será o primeiro Revéillon da Praça da Liberdade, será palco de uma festa gratuita para a virada de ano. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Culturismo e Turismo (Secult) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCV). A programação tem o intuito de trazer à cena artística contemporânea da música eletrônica e seus efeitos audiovisuais para a entrada de 2023.
Na Alameda dos Despachos, próximo à Casa Fiat de Cultura, será montado o Palco Liberdade, que recebe espetáculo teatral, show do bloco Corte Devassa, Duelo de MC’s e apresentação de dança pelo grupo do Centro Cultural Lá da Favelinha. A programação segue simultaneamente em outros pontos da praça, com apresentações circenses como a de Rodrigo Robleño, artista mineiro que já integrou o Cirque du Soleil e dá vida ao Palhaço Viralata.
Realçando a importância da gastronomia como uma das joias do estado, a chef Carol Fádel fará cozinha show com um prato especialmente inspirado pela mineiridade. O público poderá acompanhar todo o processo, que leva em torno de duas horas, e serão distribuídas senhas para a degustação de 300 porções ao fim da performance.
Ao redor da praça serão montados três lounges, estruturas com som e iluminação adequados para os DJs convidados tocarem seus sets. Um ponto ficará em frente ao Memorial Minas Gerais Vale, com os DJs Palomita e Corisco tocando brasilidades. Outro lounge será próximo à Funarte, prédio conhecido como Rainha da Sucata, e trará seleções de rap e funk pelo DJ Viana.
Já o terceiro espaço com DJ ficará perto da Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o Prédio Verde, e será dedicado à soul music, com o som comandado pela turma do Quarteirão do Soul e pelo DJ Joseph. Segundo a organização, nestes locais o som será um pouco mais baixo que o comum para que todos os espaços tenham música rolando ao mesmo tempo.
Os imóveis centenários construídos ao redor da Praça da Liberdade também serão integrados à festa através da projeção de imagens em suas fachadas. Os VJs convidados apresentarão sua arte até mesmo na fachada do Palácio da Liberdade, a antiga e solene sede do Governo, a partir de onde será feita a contagem regressiva para a virada do ano.
O ator mineiro Marcos Frota vai puxar a virada, que será embalada pela bateria do Centro Cultural Arautos do Gueto, do Aglomerado da Serra. Uma queima de fogos silenciosa também está prevista na programação.
A ideia do réveillon, segundo a produção, é estimular que a população ocupe os espaços públicos e interaja com eles, em especial com os equipamentos culturais da cidade. Prédios e instalações públicas que atendem ao público na área de cultura, como os do Circuito Liberdade, são colocados em evidência pela iniciativa e acabam mais valorizados pela percepção coletiva. O resultado pode aquecer outros setores e acaba “tornando a cidade um destino cada vez mais turístico para quem gosta de arte, entretenimento”, como observa Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, uma das parceiras no evento.
Confira alguma das atrações:
– Palácio da Liberdade
20h – VJ Guilherme Pedreiro
22h – VJ Henrique
– Iepha
20h – Lounge Soul Music, com Quarteirão do Soul e DJ Joseph | Memorial Minas Gerais Vale
– Palco Liberdade
20h – Festa da Boa Moça
21h – Corte Devassa
– Praça da Liberdade
20h – Intervenções artísticas com calcinha de Palhaça, Circo da Meia Noite, Arautos do Gueto e Palhaço Robleño.