Trânsito no entorno da Praça da Liberdade poderá ser fechado aos Domingos

O secretário de cultura e turismo Marcelo Matte declarou que essa é uma proposta que vem sendo estudada pelo governo de Minas Gerais.

Praça da Liberdade

Foto: Circuito Cultural da Praça da Liberdade/Divulgação

O governo de Minas Gerais quer fechar o trânsito nos arredores da Praça da Liberdade aos domingos e abrir os portões do Palácio da Liberdade com apresentações da banda de música da Polícia Militar. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (13) pelo secretário de cultura e turismo Marcelo Matte durante visita de prestação de contas realizada na Assembleia Legislativa.

Caminhar na Praça da Liberdade

“Queremos realizar uma revitalização do Circuito Liberdade e instalar banheiros por ali”, informou o secretário, que informou que a ação encontra-se em fase de estudos. A prefeitura da capital estaria de acordo com a proposta, conforme Matte.

A revitalização seria feita em parceria com uma construtora. O prédio Rainha da Sucata, que serve como apoio ao visitante, receberia as instalações sanitárias. Outra iniciativa prevista no local é a transferência da escola de música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) para o mesmo prédio, projetado pelo famoso arquiteto Éolo Maia.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Durante o encontro, o chefe da pasta frisou em vários momentos a falta de recursos orçamentários, mas disse que sua gestão se dedica a tentar avançar mesmo nesse contexto de penúria. “Minha obsessão é detalhar projetos para tentarmos viabilizar recursos”, informou. 

Sobre o fechamento da Rádio Inconfidência, Matte revelou um viés na decisão anteriormente anunciada de fechamento da frequência AM. “Estamos aguardando um relatório dos deputados para tomarmos essa decisão”, informou.

15 pontos turísticos próximos a Praça da Liberdade

Durante sua fala, o secretário informou um resumo das ações realizadas e planejadas, mas não abordou temas importantes como a manutenção da Orquestra Filarmônica, os editais de intercâmbio da pasta e o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam).

Via: otempo