Trem ligará Belo Horizonte à Serra da Piedade em Caeté

Trem ligará Belo Horizonte à Serra da Piedade em Caeté

O projeto, elaborado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, inclui um trem de passageiros ligando Belo Horizonte a Sabará e finalmente ao Santuário da Serra da Piedade em MG Caeté.

O objetivo é ligar a fé ao turismo e facilitar a vida dos 500 mil peregrinos que visitam o Santuário de Nossa Senhora da Piedade anualmente

Além disso, reduzirá o tráfego na BR 381, reduzindo o número de acidentes nessa perigosa via. A viagem propiciará aos turistas a vista de belas passagens ao longo do caminho.

A ideia é que o trem saia da Praça da Estação em Belo Horizonte, percorrendo 13 km sobre trilhos até a cidade histórica de Sabará, onde os passageiros poderão contemplar belas paisagens pelo caminho e na cidade, conhecer o Santuário de Santo Antônio de Roça Grande, a Igreja de Santo Antônio em Pompéu, as belezas da arte barroca que a cidade oferece e as igrejas de Nossa Senhora do Ó, de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo.

De Sabará o trem seguirá por mais 19 km até Caeté, onde o turista poderá conhecer as relíquias da arte barroca da cidade, principalmente a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

A estação final será aos pés da Serra da Piedade. A subida até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade será feito por teleférico. Será 8 km de subida, possibilitando ao turista uma vista espetacular de todo o horizonte em torno da serra.

Chegando ao Santuário, além do espetáculo da visão, o visitante conhecerá a Basílica de Nossa Senhora da Piedade, cujo altar-mor guarda a imagem da Santa, padroeira de Minas Gerais. Segundo consta, a imagem foi esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijadinho

Além desse projeto, outro idealizado pela Ong APITO está na expectativa de sair do papel. É o trem diário ligando a Belo Horizonte ao Inhotim, em Brumadinho. Esse trem sairá da Praça da Estação, passará pelo bairro Belvedere e seguirá até uma estação no Museu Inhotim.

O projeto está sendo viabilizado para incrementar o turismo nessa cidade, prejudicado pelo rompimento da barragem da Vale, no Córrego do Feijão. A implantação dessa linha faz parte de um acordo de compensação das autoridades com a Companhia Vale

 As obras já foram iniciadas e quando a estação estiver em funcionamento, quem chegar de carro, ônibus ou van à Praça Bracarena, poderá desembarcar e “pegar o trem” até as duas basílicas, sendo uma delas, erguida no século 18, considerada a menor mundo e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho . A locomotiva não tem data para entrar em operação.